Cal de construção

Se você está construindo ou reformando, sabe que são muitos os materiais que são usados. Um deles é a cal. Por existirem vários tipos, a Rede Construlider preparou este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre a cal de construção

O que é a cal de construção?

A cal de construção tem bastante destaque na rotina dos profissionais que atuam nas obras, independente se for uma reforma ou uma obra que está se iniciando. Ela é utilizada na preparação de todos os tipos de argamassas de assentamento e revestimento, além de ser requisitada nos processos de pintura.

Importante dizer que a cal de construção, em todos os seus tipos, são obtidas a partir de pedras calcárias e magnesianas, que são extraídas de minas e jazidas naturais e, após este processo, as mesmas são transportadas, selecionadas, moídas e, posteriormente, queimadas em fornos industriais com temperatura em torno de 900ºC.

Calcinação é o nome dado para este processo, quando a cal de construção está sendo queimada e, como resultado, tem-se o aparecimento de óxido de cálcio, o principal componente da cal virgem. Além deste tipo, existe ainda a cal hidratada. A seguir explicam-se os dois conceitos.

Cal virgem

Este tipo de cal de construção é composta, majoritariamente, por óxidos de cálcio e magnésio. A cal de construção virgem também é chamada de cal viva e é comercializada em grãos de tamanhos grandes e com uma estrutura porosa, podendo ainda estar disponível em pó fino e branco.

No entanto, é importante ressaltar que a cal virgem não pode ser utilizada diretamente na obra. Antes disso, ela precisa ser submetida a um processo de hidratação, chamado de “Extinção da cal”, que nada mais é do que deixar o material na água pelo tempo que for necessário, sendo possível ser realizado no local da obra. 

A cal de construção virgem, de acordo com a NBR 6453, deve ser comercializada, seguindo três classificações:

Cal virgem E

Esta é considerada a mais pura e a letra “E” em sua denominação tem a ver com Especial. Ela tem teor mínimo de 75% de óxido de cálcio em sua composição.

Além do mais, ela também pode ser considerada como cal cálcica que confere à argamassa uma maior capacidade de retenção de água e sustentação da areia.

Cal virgem C

Quando falamos do tipo C da cal de construção virgem, estamos nos referindo àquela que tem em sua composição, no mínimo, 20% de óxidos de magnésio. O “C” vem de Comum. 

Sua principal vantagem, durante a fabricação de argamassas está na capacidade dos óxidos de magnésio tornarem as misturas mais trabalháveis e plásticas.

Cal virgem P

Este outro tipo de cal de construção virgem é comercializada a granel e seus grãos são grandes e possuem estrutura porosa.

É difícil este tipo ser usado nas construções nos dias de hoje, devido ao imenso período necessário para a hidratação.

Cal hidratada

Agora que já explicamos os conceitos e os tipos da cal de construção virgem, vamos falar da cal hidratada que, na verdade, se trata da cal virgem, só que já comercializada com o processo de hidratação feito industrialmente. 

A vantagem da cal de construção já hidratada é que ela pode sair da loja e já ser aplicada diretamente na obra. 

De acordo com o regulamento da NBR 7175, que tem a nomenclatura de Cal Hidratada para argamassas, ela pode ser comercializada em três categorias de acordo com seu nível de pureza. São elas:

Cal de construção hidratada I

É considerada o tipo de cal hidratada mais nobre e pura, com menos de 10% óxidos não hidratados na sua composição. Este tipo de cal de construção tem alta capacidade ligante e de retenção de água.

Cal de construção hidratada II

Em composição há a concentração de óxidos não hidratados é inferior a 15%, ou seja, apenas 5% a mais que a CH-I. Quando se fala da pureza deste tipo de cal de construção

temos menos graus de excelência, pois ambas são fabricadas a partir da cal virgem especial.

Cal de construção hidratada III

Este tipo de cal possui qualidade inferior por ter mais material carbonático na sua composição e menor capacidade de retenção de água.

Porém, por possuir altos teores de carbonatos, oferece melhor funcionalidade e plasticidade para a argamassa.

Como comprar cal de construção sem errar?

Agora que você já conhece quais são os tipos de cal de construção e suas derivações, chegou a hora de explicarmos como fazer uma boa compra deste material de construção sem errar ou ter problemas futuros. 

Para comprar o material correto é muito importante se atentar às informações presentes nas embalagens da cal de construção, que podem ser de 20kg e 40kg, os mais vendidos, mas não os únicos presentes no mercado. 

É importante verificar no pacote o nome da marca, o tipo de cal e se é hidratada ou virgem. Também se faz necessário observar a categoria da cal de construção que você está comprando. 

Além do mais, o fabricante precisa incluir na embalagem os seus dados e o selo de qualidade da ABPC, a Associação Brasileira dos Produtores de Cal.

Fazendo sua compra em uma das lojas da Rede Construlider, você terá em sua obra a cal de construção da melhor qualidade e ainda contará com atendimento personalizado para tirar todas as suas dúvidas, não somente sobre cal de construção, mas todos os outros materiais que são essenciais para sua obra.

Quer comprar cal de construção? Fale conosco!

Preencha o formulário abaixo e entre em contato com nosso time. Tire suas dúvidas sobre cal de construção e solicite seu orçamento. 

Você também tem a opção de encontrar a loja mais próxima, clicando aqui.