Você sabe exatamente como limpar a caixa d’água? Neste conteúdo preparado pela Rede Construlider, você vai entender como realizar este tipo de limpeza, além de entender a sua importância. 

Primeiramente, é necessário saber que a caixa d’água deve ser limpa com frequência para que a saúde de quem a utiliza não seja prejudicada. Por isso, considere a limpeza como algo essencial.  

Limpar a caixa d’água deve ser uma atividade periódica, de seis meses, por exemplo, e o próprio morador pode fazer isso, tomando alguns cuidados com sua segurança, obviamente.  

Em muitos casos, é importante colher informações sobre como limpar a caixa d’água, principalmente se a mesma está instalada em local de difícil acesso ou com risco de queda. Para as caixas de grande porte, como as de condomínios. Nestes casos, é recomendado a busca por serviço especializado, para que a sua segurança esteja garantida.  

Posso limpar a caixa d’água com qualquer objeto e produto? 

Não. Saber como limpar a caixa d’água, envolve compreender que este tipo de limpeza não deve ser feito de qualquer jeito.  

A limpeza não pode, portanto, ser executada com escovas de aço, palha de aço, vassoura e objetos semelhantes. É possível limpar este tipo de caixa utilizando água sanitária na proporção correta, sem exageros e a pessoa que for limpar não deve realizar produtos como detergentes, removedor, sabão ou outros produtos químicos. 

Por isto, se tiver muitas dúvidas sobre como limpar a caixa d’água, o recomendado é chamar um serviço especializado.  

Quais os sinais de que a caixa d’água precisa ser limpa? 

Buscar aprender como limpar a caixa d’água é entender que ela apresenta alguns sinais estratégicos, mostrando que está na hora de fazer este tipo de limpeza. Alguns destes sinais são: 

  • Presença de lodo no interior da caixa d’água; 
  • Coloração escura da água; 
  • Pouca pressão no fornecimento de água; 
  • Tubulação entupida;  
  • Cheiro ruim da água; 

Por que a caixa d’água fica suja? 

Outro ponto importante de se compreender na hora que se busca informação sobre como limpar a caixa d’água é o motivo pelo qual ela fica suja. Assim, fica mais claro o entendimento sobre a importância da limpeza.  

A sujeira aparece devido a bactérias responsáveis por consumir os resíduos de cloro que estão presentes na água tratada. Esta sujeira da caixa d’água acabam formando colônias de bactérias que ficam fixados nas paredes da caixa.  

Outro fator primordial para acumular sujeira é a tampa da caixa estar fechada incorretamente, proporcionando a entrada de poeira, folhas, fuligem e insetos. Por isto, a tampa precisa sempre estar sempre bem fechada, pois também protege a água da luz solar, evitando o surgimento de algas. 

Por isso, aposte sempre na limpeza preventiva, consulte especialistas e tenha sua caixa d’água sempre bem limpa, com a periodicidade correta de manutenção, evitando transtornos e até problemas de saúde futuros.  

Compre caixa d’água com qualidade 

Detalhe importante a se considerar na hora de saber como limpar a caixa d’água é o tipo de material com o qual a mesma é fabricada. Por isto, sempre que for comprar este tipo de produto, opte por lojas que trabalhem com fornecedores de qualidade, como as lojas da Rede Construlider. Vá até uma mais perto de você, fale com os lojistas especializados e saiba escolher a caixa d 'água correta, de fácil limpeza e manutenção, com garantia de qualidade e preço justo.