Como limpar porcelanato e conservá-lo por mais tempo?

O uso do porcelanato pode acontecer tanto dentro, quanto fora de casa pois é um material resistente, geralmente com coloração uniforme e com baixa absorção de água. Se você utiliza este tipo de material na sua casa, certamente sempre está em busca de como limpar porcelanato, certo?

Por isso, nós, da Rede Construlider, preparamos este conteúdo exclusivo para você saber como limpar este tipo de revestimento e também conservá-lo por mais tempo limpo. Vamos lá?

Tipos de porcelanato

É importante saber que existem alguns tipos deste material, portanto na hora de saber como limpar porcelanato você precisa saber qual o tipo que foi colocado no ambiente. Há os que possuem acabamento liso, ligeiramente abrasivo ou até mesmo os esmaltados. Há ainda, porcelanatos com textura acetinada, rústica, natural e também existem os antiderrapantes, estes mais recomendados para áreas externas.

Outra coisa que é importante para limpar qualquer tipo de material é observar a qualidade dos produtos de limpeza que serão utilizados. No caso do porcelanato você precisa limpar com os produtos corretos e também não confundir o tipo de revestimento que foi utilizado na sua casa. Aqui mesmo, em nosso blog, já preparamos um conteúdo que ajuda você a saber exatamente a diferença entre o porcelanato e a cerâmica por exemplo.

 

Leia também: Cerâmica ou Porcelanato: entenda a diferença

Como limpar porcelanato, afinal?

Para iniciar a limpeza desse revestimento é indicado o uso de detergente neutro diluído com água e um pano macio. É importante esfregar com cuidado e seguir algumas dicas:

  • Utilize primeiro uma vassoura macia para varrer o piso e retirar a sujeira mais grossa do ambiente. Também é válido o uso de aspirador de pó que contenha escovas, assim você vai evitar arranhões no porcelanato;
  • Em segundo lugar, faça a diluição do detergente neutro na água, pode usar bastante, a depender do tamanho do ambiente que será limpo e passe no porcelanato com um pano macio;
  • Por último, para evitar aquelas manchas de água, lustre o porcelanato com um pano que esteja seco e pode até colocar um pouco de álcool.

Como limpar porcelanato pós-obra?

Se o seu caso é querer saber como limpar porcelanato logo após uma obra ou reforma, ou seja, assim que ele for colocado no ambiente, nós apresentamos outras dicas e cuidados que você precisa tomar.

É importante saber que essa lavagem do porcelanato deve ser realizada alguns dias após a colocação do mesmo, pode esperar de 10 a 14 dias para realizar a limpeza mais pesada. A finalidade deste tipo de limpeza é retirar resquícios de rejunte que sempre ficam no piso, assim como tintas da parede e outros tipos de sujeiras que toda obra tem.

Nestes casos específicos, somente o detergente pode não ajudar na remoção de todas as sujidades. Por isso, você vai precisar de produtos para limpeza mais pesados e recomendados para pós-obras. No entanto, você deve começar molhando o piso e enxaguando-o para tirar tudo o que tiver de excesso, em seguida espalhar o produto de limpeza pesada e deve seguir, sempre, as recomendações do manual de instruções e, logo em seguida, remover todo o produto com água, evitando que ele fique muito tempo sob o porcelanato.

Separamos ainda alguns tópicos de produtos que não devem ser usados para limpar porcelanato, são eles:

  • Não utilize qualquer tipo de sabão em pó;
  • Não use ceras, se este for caso procure uma que seja especialmente para isso;
  • Não utilize escovas na limpeza, isso pode causar arranhões;
  • Não use produtos ácidos;
  • Não use água sanitária;
  • Não utilize soda cáustica;

Outras dicas sobre como limpar porcelanato

Se você tem criança pequena em casa, certamente a limpeza fica ainda mais criteriosa. Alguns itens de material escolar como giz de cera e lápis colorido também podem manchar o revestimento. 

Mas o cuidado não tem que ficar apenas com as crianças pequenas, se você bebe café ou tem o hábito de tomar vinho, esses ingredientes também podem causar manchas em seu porcelanato. Por isso, em casos como esse, utilize os métodos de limpeza básicos citados acima o mais rápido possível, evitando que essas manchas fiquem no piso por muito tempo.

Algumas outras mudanças de hábitos também podem ajudar a preservar o porcelanato da sua casa por mais tempo, como por exemplo esfregar os pés em um tapete antes de pisar no revestimento, usar sempre panos e vassouras macias e evitar arrastar móveis ou encostá-los com muita força, o que pode causar arranhões.

Qualidades do porcelanato

O porcelanato possui muitos benefícios e você precisa saber também que ele é dividido em dois tipos, o técnico e o esmaltado. 

O primeiro se caracteriza por não possuir aplicação de esmalte em sua superfície e o segundo recebe uma camada de esmalte por cima da massa. Mesmo assim, nos dois casos, há a presença de alta resistência mecânica, além de serem polidos.

Outra vantagem é  conforto técnico, principalmente se a sua casa está localizada em regiões que costumam ser mais quentes, pois o porcelanato dificilmente absorve tanto calor.

Onde encontrar porcelanato? 

Agora que você já sabe como limpar porcelanato e também conhece os cuidados para mantê-lo conservado por mais tempo, se ainda não tem esse revestimento em sua casa ou está pensando em colocar, vá até uma loja da Rede Construlider, fale com um lojista e tire todas as suas dúvidas. Encontre a loja mais perto de você clicando aqui ou preencha o formulário abaixo que um de nossos especialistas entrará em contato com você.

Fale com a gente!