Como limpar porcelanato pós-obra?

Quer saber, de uma vez por todas, como limpar porcelanato pós-obra? Fique de olho neste blogpost da Rede Construlider para saber mais sobre este item tão utilizado atualmente  que deixa qualquer ambiente mais sofisticado.

É importante saber como limpar porcelanato pós obra, porque essa primeira limpeza se faz necessária pois é a que vai remover resíduos de materiais de construção e evitar o desgaste prematuro do revestimento. Por isto, preste bem atenção na primeira limpeza que deve ser feita durante e logo após o rejuntamento. Oriente o profissional para tomar cuidado com a quantidade de rejunte aplicada, já removendo o excesso durante a aplicação. Assim que ele finalizar, você já pode varrer com uma vassoura macia, retirando as sobras que porventura estejam sobre o piso.

Só isso?

Não. Após a primeira limpeza, você que está buscando saber como limpar porcelanato pós-obra, deve ter em mente que uma nova limpeza será necessária após três dias e uma outra, mais firme, 15 dias após a colocação do revestimento e rejunte. 

É importante atentar-se a este tempo, pois ele é importante para que haja a cura do rejunte e neste período não se deve jogar água no local. Há, então, o período de cura e aí sim pode haver a limpeza profunda do porcelanato. 

E como limpar porcelanato no dia a dia?

Bom, agora você já sabe como limpar porcelanato pós-obra, mas e durante os outros dias, como a limpeza deste material deve ser feita?

  • Primeiro, é recomendado passar a vassoura ou aspirador de pó para retirar a poeira;
  • Em seguida, passe pano com detergente neutro diluído em água;
  • Para finalizar, passe um pano seco com um pouco de álcool para secar o porcelanato e evitar o aparecimento de manchas que podem surgir quando a água secar naturalmente.

Tipos de porcelanato

Quem busca entender como limpar porcelanato pós-obra, também deve entender sobre os tipos deste material. A limpeza deve ser a mesma, com o mesmo cuidado, principalmente quando a obra terminar, para evitar restos de outros materiais que possam riscar ou até mesmo manchar o porcelanato. 

Acetinado

O piso de porcelanato do tipo acetinado tem cobertura fosca e mais áspera; sendo menos escorregadio que os demais. É extremamente fácil de limpar e é ideal para áreas úmidas e externas;

Polido

Esse é o tipo de piso de porcelanato mais sofisticado e, consequentemente, o mais procurado no mercado, pois possui um brilho intenso e a superfície completamente lisa. Pode ser utilizado em salas, quartos, escritórios e banheiros (só não é recomendado para a área do box, já que ele é mais escorregadio que os demais);

Esmaltado

Esse revestimento é coberto por uma camada de esmalte e pode ter a superfície lisa, brilhante ou fosca. Para saber em quais ambientes ele pode ser instalado, é preciso consultar o número do PEI, responsável por classificar a resistência da superfície de cada piso, ou seja, quanto maior for o PEI, maior é a resistência do esmalte do porcelanato. 

Escolha materiais de qualidade

Tendo entendido como limpar porcelanato pós-obra, é hora de saber que a escolha de um bom material também faz toda a diferença. Na Rede Construlider você encontra os melhores fornecedores de pisos de porcelanato e de diversos outros materiais de construção.

Não perca mais tempo, peça agora mesmo seu orçamento. Vá até uma loja Construlider perto de você e fale com um de nossos lojistas. 

Se preferir, preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você!