Conheça os tipos de pisos de madeira

Está construindo ou reformando e chegou a hora de escolher o piso da sua casa ou apartamento? Que tal optar pelos pisos de madeira? Você conhece todos os tipos de pisos de madeira? Eles são muitos e a Rede Construlider vai explicar para você.

Os tipos de pisos de madeira estão cada vez mais valorizados nos projetos de arquitetura, sendo um material tradicional e prático, além de se adaptar a qualquer tipo de uso e ambiente. 

Porém, essa variedade de tipos de pisos de madeira não quer dizer que basta escolher a cor preferida se o piso não for adequado para a finalidade que se deseja. Por isso, é importante atentar-se aos modelos existentes e ter em mente onde se quer aplicar o piso, se o ambiente é interno ou externo, se é úmido ou seco, tudo isso precisa ser considerado na hora da escolha.

Pisos de madeira maciça

Vamos começar apresentando os tipos de pisos de madeira, através do tipo assoalho, ou seja, peças de madeira maciça que tem espessura, largura e comprimento que podem variar. Essas peças apresentam encaixes macho/fêmea em 2 ou 4 laterais.

Outro tipo que se enquadra na esfera maciça é o taco, ou seja, as peças de madeira maciça com ou sem encaixes macho/fêmea nas laterais, com largura, dimensão e comprimento que podem ser confeccionados em várias dimensões. 

Mais um dos tipos de pisos de madeira é o parquet, que são peças maciças unidas, formando placas quadradas ou de dimensões e formatos variados.  

Pisos de madeira engenheirados

Neste tópico sobre tipos de pisos de madeira, vamos falar sobre os engenheirados e começamos pelo piso estruturado que se divide em: maciço, lamela, lâmina e laminado.

É importante considerar que, normalmente, esses tipos de pisos de madeira já são envernizados direto na fábrica. Agora, vamos às explicações de cada um.

Pisos de madeira estruturado maciço

É formado por uma base de painel de madeira e um revestimento de madeira serrada adequado para piso chamado de lamela. A base deste piso contém peças de madeira maciça que são unidas lateralmente. As espessuras são variáveis, sendo as mais comuns de 11, 15 e 19mm. Na hora da compra, o lojista irá lhe explicar todos os detalhes.

Pisos de madeira estruturado lamela

Esses tipos de pisos de madeira são conhecidos também como os pisos multi estruturados, que são formados por uma base de painel de madeira e um revestimento de madeira serrada adequado para piso, chamado de lamela. Aqui no Brasil, em sua grande maioria, a base deste piso é de painel de madeira compensado com número de lâminas variável de acordo com a espessura final do piso que pode variar entre 9,5 e 19mm.

Pisos de madeira estruturado lâmina

Esses tipos de pisos de madeira também são conhecidos como pisos multi laminado, que são constituídos por uma base de painel de madeira compensada com número de lâminas variável, conforme a espessura final do piso. Além do mais, este tipo de piso é revestido por uma lâmina mais fina de madeira que, geralmente, apresenta espessuras inferiores a 0,6mm. As espessuras finais dos pisos geralmente variam entre 7 e 15mm.

Pisos de madeira laminado

Esse tipo de piso contém painéis de fibras ou partículas de madeira reconstituída, como MDF, o painel de fibras de média densidade, HDF que é o painel de fibras de alta densidade e o MDP, o painel de partículas de média densidade. 

Esses painéis são revestidos por uma camada de papel impregnado com resina melamínica, proporcionando variados padrões decorativos, inclusive imitando a madeira natural. 

Tipos de pisos de madeira? Fale com uma loja Construlider!

Quer encontrar e entender mais sobre os tipos de pisos de madeira? Você está no lugar certo. Preencha o formulário abaixo, escolha a loja da Rede Construlider mais perto de você ou vá até nossas unidades e converse com um lojista. O atendimento é diferenciado e com expertise. 

Estamos esperando por você com preços compatíveis com o mercado e qualidade grande em materiais para construção.

Faça seu orçamento!