Um dos itens mais comuns no dia a dia de qualquer pessoa é o chuveiro elétrico e quando se está fazendo uma obra ou reforma no banheiro, é importante conhecer todos os tipos e detalhes deste objeto tão importante e necessário para este cômodo. 

Por isso, neste blogpost da Rede Construlider, vamos falar de algumas curiosidades sobre o chveiro elétrico. Fique com a gente.

Como funciona o chuveiro?

Primeiro passo para entender as curiosidades sobre o chuveiro elétrico é saber como ele funciona. 

Para começar, saiba que ao abrir o registro, a água entra na caixa do chuveiro com muita pressão. Entenda também que a pressão da água, ao sair do chuveiro, não é a mesma que entra na caixa do chuveiro, parte dessa pressão inicial se acumula dentro do aparelho.

Com isso, a água acumulada pressiona o diafragma, uma membrana de borracha presente no interior do equipamento e, consequentemente, esta peça tem contato com alguns dispositivos elétricos dentro do chuveiro. 

Por isto, quando o diafragma sobe, em função da pressão da água, aciona estes dispositivos elétricos localizados na parte superior do chuveiro que é conectada à rede de energia. Neste ponto a corrente elétrica é acionada, ligando o chuveiro.

O que saber na hora de escolher o chuveiro certo?

Além de saber curiosidades sobre o chuveiro elétrico, este blogpost vai te ajudar a entender alguns detalhes que você precisa saber na hora de adquirir um bom chuveiro para sua casa.

Primeiro passo é saber algumas particularidades sobre os tipos de chuveiro, como por exemplo, que ele é o modelo mais utilizado, principalmente por sua facilidade de instalação e por seu preço acessível.   

São dois os tipos de chuveiro elétrico, os de multitemperatura, responsáveis por regular a temperatura através do acionamento da chave central, com opções limitadas de aquecimento, sendo verão, para água morna, e inverno, para água quente. Já os chuveiros eletrônicos permitem regular, gradualmente, o aquecimento da água, contando com uma grande variedade de temperaturas.

A rede elétrica precisa suportar o equipamento

Outra dica que entra neste conteúdo de curiosidades sobre o chuveiro elétrico é o cuidado que casas e apartamentos precisam ter em relação à rede elétrica, pois ela precisa suportar a demanda energética do equipamento, principalmente se há mais de um chuveiro no imóvel e mais de uma pessoa para tomar banho no mesmo horário. A caixa de luz necessita, nestes casos, de disjuntor para suportar a corrente elétrica sem prejuízo do fornecimento de energia para o imóvel. 

Outro detalhe importante é que o fio que abastece os chuveiros deve ter a espessura compatível com a quantidade de equipamentos que serão utilizados. Por isso, quando quiser trocar o chuveiro elétrico por um novo, é sempre bom verificar se o modelo escolhido é compatível com o disjuntor e a fiação existentes. 

Como ocorre a mudança de temperatura no chuveiro?

Entender mais das curiosidades sobre o chuveiro elétrico é saber, também, como ocorre a mudança de temperatura do equipamento. 

Saiba que na parte exterior do chuveiro tem a chave que possibilita regular a temperatura do chuveiro, a chave “inverno e verão”. A temperatura desta água depende de alguns fatores:

Potência elétrica aplicada ao resistor

Para compreender este tópico, tenha em mente que quanto mais curta for a resistência, maior será a corrente circulando por ela e, portanto, maior será a quantidade de calor a ser gerado. A chave reguladora da temperatura do chuveiro faz a orientação do caminho a ser percorrido pela corrente e, se este for um caminho longo, a corrente vai circular por uma resistência maior, gerando menos calor para aquecer a água.

Fluxo de água que passa pelo chuveiro

Se mais água passar pela resistência, é preciso mais calor para obter a mesma temperatura final. Por isso que, quando se fecha o registro do chuveiro, diminuindo a quantidade de água, esta água sai em temperatura maior.

Pressão da água

Um meio de manipular a pressão e a vazão da água que entra na caixa do chuveiro é através de um recurso encontrado em quase todos os tipos de chuveiro, uma pequena arruela. Ela controla o diâmetro pelo qual a água passa antes de entrar no chuveiro, ocasionando assim uma mudança na pressão.

Potência do chuveiro

A depender da pressão da água e da sua  temperatura inicial, o chuveiro oferece opções de potência para essas ocasiões. Não importa se o chuveiro é 127V ou 220V, pois a potência geradora de calor vai aquecer a água. Os chuveiros operantes em 110V, alcançam sua potência máxima em menor tempo do que os operados em 220V, por motivos de intensidade de corrente.

Fale com a Construlider

Quer encontrar chuveiros elétricos com qualidade e tirar mais dúvidas sobre este equipamento tão importante para o cotidiano? Vá até uma das lojas da Rede Construlider e fale com nossos lojistas. Todos os equipamentos, produtos e materiais de construção das lojas são fornecidos por marcas altamente reconhecidas no mercado, sempre proporcionando qualidade e máxima segurança.