Materiais hidráulicos quais são os tipos

Em uma construção sempre haverá a necessidade de utilizar, em algum momento, materiais hidráulicos. Em uma reforma, dependendo do cômodo e do grau da obra, também será necessário a utilização destes itens.

Por isso, neste blogpost da Rede Construlider, vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre materiais hidráulicos. Vamos embarcar nesta juntos?

O que são materiais hidráulicos?

Estes materiais são peças que compõem o sistema de distribuição de água e esgoto de um imóvel, seja sua casa, apartamento, empresa ou qualquer outro. Os materiais hidráulicos são responsáveis pelo abastecimento da caixa d’água, da distribuição da água fria ou quente que sai no seu chuveiro ou torneira e também tem como objetivo se encarregar do escoamento do esgoto e águas pluviais.

Por isso, é sempre importante contar com materiais hidráulicos de qualidade, quando for fazer este tipo de compra para sua construção ou reforma. A Rede Construlider é especialista nisso, pois oferece materiais de alta qualidade e trabalha com marcas e fornecedores reconhecidos em todo o Brasil.

Portanto, faça esse investimento com a rede de lojas que está sempre perto de você e garanta qualidade para assegurar conforto e segurança para sua obra.

Quais são os tipos de materiais hidráulicos?

São muitos os tipos de materiais hidráulicos que podem ser utilizados em uma construção ou reforma. Vamos esclarecer alguns deles para você.

Tubos e conexões

Começamos pelos tubos e conexões que são bastante conhecidos. Quando falamos dos tubos, nos referimos às peças cilíndricas que têm grande comprimento e são ocas por dentro, responsáveis pelo transporte de água e esgoto pelo imóvel.

Agora, quando estamos falando de conexões, queremos exemplificar aqueles materiais responsáveis por conectar os tubos entre si e mudar as direções, permitindo assim o funcionamento da instalação hidráulica do imóvel. Possuem vários formatos e tamanhos e cada uma delas possui uma funcionalidade.

Estes dois tipos de materiais que trabalham juntos são, comumente, feitos de plásticos como PVC ou CPVC, mas também existem os que são fabricados em cobre, aço galvanizado, ferro fundido ou cerâmica, por exemplo.

Quando falamos dos tubos de PVC, por exemplo, podemos listar três tipos, usados para o transporte de água fria:

  • PVC marrom soldável;
  • PVC branco roscável;
  • PVC branco para esgoto e água pluvial.

Registros

Outros tipos de materiais hidráulicos bastante utilizados e necessários em qualquer construção são os registros. Eles são responsáveis por abrir, fechar e controlar o fluxo de água. Existem alguns tipos, como:

  • Registro de pressão: controla o fluxo da água, conforme a pressão da abertura no ponto de uso. Geralmente utilizados em torneiras de chuveiros e pias dos banheiros, cozinhas e nos tanques que ficam na lavanderia;
  • Registro de gaveta e de esfera: bloqueia totalmente a passagem de água e é utilizado em casos que necessitam de manutenção. Ele trabalha totalmente aberto ou fechado, pois não tem como função controlar a vazão da água e, geralmente, fica no alto das paredes do banheiro, cozinha ou lavanderia;

Caixa d’ água

Já que falamos dos registros que controlam a água, chegou o momento de falar das caixas d’água. Este material serve como um reservatório que fica localizado acima da laje ou do telhado com a função de armazenar água e abastecer toda a casa.

É importante lembrar que as caixas precisam ser fabricadas, seguindo as normas da NBR 14799 - Reservatório com corpo em polietileno, com tampa em polietileno ou em polipropileno, para água potável, de volume nominal até 2000 L.

A Rede Construlider trabalha somente com equipamentos e materiais hidráulicos que seguem à risca todas as normas.

Aquecedores

Continuando o assunto sobre materiais hidráulicos, chegou a vez dos aquecedores de água. Os mais comuns são os elétricos, a gás ou solares e podem ser divididos em dois grupos: os de passagem e por acumulação.

Os de passagem são pequenos e aquecem a água, quando a mesma passa dentro deles. Já os aquecedores determinados como acumulação são os boilers, que aquecem a água em reservatórios.

Agora, quando falamos dos aquecedores solares, a referência é sobre um sistema que utiliza a luz solar para aquecer a água fria proveniente da caixa d’água. Aquecida, a água é direcionada a um boiler para manter sua temperatura.

Quanto aos aquecedores a gás é muito importante se atentar ao tipo de gás que é utilizado no aquecedor, podendo ser o natural (encanado) ou GLP (de botijão).

Ralos e grelhas

Os ralos e grelhas são as peças por onde a água será escoada. Eles se situam nas bacias das pias, no fundo dos tanques, no piso de áreas laváveis, como banheiros e lavanderias, dentro dos boxes de chuveiro e banheiros.

Estes tipos de materiais hidráulicos também são usados em áreas externas para escoar água das chuvas que se acumula nos pisos externos e caem do telhado.

Sistemas de descargas

Ao falar sobre a descarga, é importante dizer que são vários os tipos deste sistema, veja só:

  • Caixa de descarga, um dos tipos mais simples e antigos. É utilizada em locais, onde a tubulação não passa por dentro da parede e fica instalada logo acima do vaso com uma pequena corda na lateral para o acionamento do sistema;
  • Caixa acoplada, bastante utilizada atualmente. Sua instalação e manutenção é facilitada, pois a água é armazenada em uma caixa de cerâmica acoplada ao vaso e seu acionamento é feito por uma válvula na sua parte superior;
  • Descarga com válvula hidra. Este tipo de material consiste num sistema embutido na parede por onde passa um cano de água fria, conectando a caixa d’água ao vaso sanitário. Quando acionada a válvula, é liberada a passagem da água até o vaso e logo em seguida fechada esta passagem.

Onde encontrar materiais hidráulicos?

Além destes citados, outros materiais hidráulicos podem ser essenciais para sua obra. Vá até uma das mais de 30 lojas da Rede Construlider espalhadas pela região de Ribeirão Preto e fale com um de nossos lojistas, sempre preparados para te ajudar, quando o assunto for material para construção.

Preencha o formulário abaixo e fale com nosso time ou clique aqui para ver nossas lojas e encontrar o WhatsApp e endereço de cada uma delas.

Fale com a gente agora mesmo!