Você deseja saber onde comprar cal virgem com qualidade para sua obra? Não perca mais tempo, aqui na Rede Construlider você encontra todos os tipos de materiais para sua construção, com máxima qualidade, preço compatível com o mercado e de marcas reconhecidas. 

Mas, além de saber onde comprar cal virgem, você precisa entender melhor sobre este material. Por isso, a Rede Construlider preparou este conteúdo para te explicar tudo sobre ele. Fique até o fim e conheça mais sobre a cal virgem.

O que é cal virgem?

Para entender o que é a cal virgem, é necessário ter em mente que tudo começa com o calcário sendo extraído de rochas, depois selecionado, moído e colocado em altas temperaturas em fornos industriais, com cerca de 900º a 1000º celsius. 

Este processo é conhecido como calcinação e dá origem ao óxido de cálcio (CaO) ou cal virgem. 

A cal virgem se divide em mais dois tipos:

  • CV-C: Cal virgem comum;
  • CV-E: Cal virgem especial (mais pura e de melhor qualidade).

Onde comprar cal virgem e onde ela pode ser utilizada?

Agora você já sabe o que é este tipo de material. Para comprar cal virgem, basta ir até uma loja de material de construção, como a Rede Construlider e consultar um lojista que irá lhe explicar tudo sobre o material. Além do mais, o engenheiro responsável pela sua obra irá lhe direcionar sobre os materiais corretos a serem comprados. 

Sobre a utilização da cal virgem, é importante compreender que o pó branco obtido da decomposição de calcário até pode ser usado diretamente na composição da argamassa, mas é um procedimento mais dispendioso e demorado, pois a mistura precisa descansar por alguns dias. O ideal é que essa cal passe por uma hidratação na própria obra ou seja comprada pronta para uso.

Qual a diferença entre cal virgem e cal hidratada?

Além de descobrir onde comprar cal virgem e entender o que é este material, muitas pessoas têm dúvidas sobre a diferença entre cal virgem e cal hidratada.

A cal hidratada é obtida ao adicionar água na cal virgem.

Sua qualidade vai depender das características da rocha de origem e das impurezas contidas nela, além do próprio processo de calcinação da matéria-prima. Essa cal é conhecida por ser extremamente fina e leve, além de possuir grande capacidade de reter água e possui afinidade química com o cimento, acelerando as reações entre esses dois materiais.

Mas, afinal, qual o tipo de cal que se deve usar quando preparamos uma argamassa? 

O engenheiro responsável pela obra poderá dizer que os dois tipos servem. 

Durante a primeira etapa, são misturadas a cal, areia fina e água e essa mistura fica descansando por alguns dias para perder trabalhabilidade e depois é adicionada uma pequena parte de cimento e mais água.

É comum ouvir dizer que ninguém usa cal virgem e que se pode comprar uma cal virgem quando for preparar a argamassa, mas tudo dependerá do modelo de trabalho e da agilidade que se espera de uma construção. O engenheiro responsável será a melhor pessoa para definir isto juntamente com o cliente.

Quer saber mais sobre cal virgem?

Ainda não se decidiu onde comprar cal virgem? Entre em contato agora mesmo com as lojas da Rede Construlider, preenchendo o formulário abaixo ou clicando no botão do WhatsApp da unidade. Nossos lojistas estão prontos para lhe atender e apresentar nossos produtos, condições de pagamentos e as melhores ofertas.