A principal razão de você chegar neste conteúdo é entender para que serve a argamassa? Então, vamos lá, porque a Rede Construlider vai te explicar tudo sobre este assunto e como este tipo de material pode ser utilizado em uma construção.

Para começar, a explicação mais contundente para entender para que serve a argamassa é a descrita na NBR 13529, que classifica este tipo de material como uma mistura homogênea de agregado(s) miúdos, aglomerante(s) inorgânicos e água, contendo ou não aditivos ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento.

Resumindo, a argamassa é uma mistura de cimento, areia, cal e água e tem a responsabilidade de uma cola, unindo os materiais de uma construção. 

Este tipo de material tem função aderente entre os materiais e é necessário em diversas etapas da obra, como por exemplo durante o assentamento de blocos ou tijolos, a argamassa é colocada entre eles e torna-se essencial para manter a estrutura de pé. 

O que caracteriza a argamassa?

Entender para que serve a argamassa, é compreender o que caracteriza este tipo de material. É importante considerar que, a depender do tipo de argamassa, as propriedades podem ser alteradas. 

No entanto, há algumas diferenças principais como a variação do traço, consistindo na proporção de cada material que vai compor a mistura, além da aplicação de aditivos com determinadas propriedades, como os impermeabilizantes e aditivos que deixam a consistência da massa melhor. 

Outro ponto para saber o que caracteriza a argamassa é que ela tem estágio inicial numa forma mais plástica, proporcionando mais facilidade na usabilidade e, com o passar do tempo, a argamassa adquire maior resistência e durabilidade. 

Onde a argamassa pode ser utilizada?

A argamassa pode ser utilizada em vários locais. O produto pode ser aproveitado em obras residenciais, na parte interna, como por exemplo em salas, banheiros e também em áreas externas, como na garagem ou calçada. É importante frisar que a argamassa está cada vez mais sendo utilizada, pois os pisos e revestimentos estão cada vez mais tecnológicos, seguindo novas linhas de design e tendências, o que possibilita o uso da argamassa em vários tipos de obras. Há casos, inclusive, que em uma obra, o teto da casa ou do apartamento, por exemplo, é todo de porcelanato, esse revestimento é todo feito com argamassa, ou seja, existem infinitos usos para a argamassa.

Quais os tipos de argamassa?

Se você está buscando saber para que serve a argamassa, é importante também tomar conhecimento sobre quais são os tipos deste material, bastante requisitado no universo da construção civil. 

A argamassa pode ser classificada em quatro tipos principais, são elas:

Argamassa de Cerâmica

A argamassa de cerâmica pode ser classificada como a colagem que é feita por ancoragem. Essa ancoragem nada mais é do que a cerâmica fazendo um revestimento de alta absorção. Após a utilização da argamassa de cerâmica, quando o produto seca, ocorre uma cristalização. A ancoragem, nada mais é do que a cristalização, é como se uma fusão entre os dois materiais que a argamassa estivesse no meio.

Porcelanato e Sobreposição

Outros dois tipos de argamassa são o porcelanato e a sobreposição é para grandes quantidades de aditivos, que permite ser feitas com química. Estes tipos de argamassa são recomendados para revestimentos de baixa absorção ou com absorção perto de 0.

Argamassa de Alta performance

Este tipo de argamassa é indicado para atender assentamentos extremos. Uma piscina é exemplo dessa extremidade. Devemos levar em consideração que uma piscina fica o dia todo, a semana toda, o ano todo com água, então é preciso uma argamassa que dure bastante, que seja bastante resistente a alta umidade e pressão.

Fale com a Rede Construlider!

Ainda têm dúvidas sobre o assunto: para que serve a argamassa? Não perca mais tempo e fale agora mesmo com a gente. Entre em contato com a loja mais próxima de você e converse com um lojista que sempre estará preparado para sanar suas dúvidas em relação aos materiais para sua construção, oferecendo as melhores propostas e orçamento. 

Além do mais, você pode clicar aqui e ir direto para o blog da loja, conferindo dicas e sugestões para obras, reformas e construções.