Quais os tipos de telhas para sua construção?

Está construindo ou reformando e a etapa da sua obra está na fase da cobertura? Isto requer atenção com as telhas, peças e demais partes que compõem a cobertura de casas, edifícios, barracões etc. 

Esta parte da construção tem pontos fundamentais que precisam ser conhecidos, antes da compra das telhas. Você deve saber: a incidência de chuvas, temperaturas médias, tipologia da construção e os tipos de telhas (que influenciam na estética da sua obra). 

Todos estes fatores interferem na escolha do material. Por isso, o blog da Rede Construlider desta semana traz o tema: quais os tipos de telhas para sua construção. Vamos lá?

Considere a qualidade

Antes de partirmos, de fato, para a explicação sobre os tipos de telhas para sua construção, precisamos reforçar que você deve sempre considerar a durabilidade e a qualidade do material que está comprando para sua obra.

As telhas, além de bonitas, precisam ser duráveis e resistentes ao sol, às chuvas, ventos e, dependendo da região, onde você mora, a granizo. Por isso, você deve comprar telhas de qualidade em lojas de confiança e que trabalham com fornecedores competentes e reconhecidos no mercado, como fazem as lojas da Rede Construlider.

Dito isso, vamos agora aos tipos de telhas

Quais são os tipos deste material?

Você deve conhecer bastante as telhas cerâmicas, pois elas são as mais tradicionais e conhecidas. Mas é possível encontrar este material fabricado de diversas maneiras, como em concreto, metal, fibrocimento, vidro, PVC e muitos outros. Vamos a eles:

Telha de cerâmica

São fabricadas em material cerâmico, como a argila, e é uma das mais conhecidas e antigas. Elas devem ser produzidas, seguindo a NBR 15310, que diz respeito aos compostos cerâmicos. São os tipos de telhas resistentes, duradouras e que proporcionam ótimo isolamento térmico. 

As telhas de cerâmica são disponibilizadas em alguns formatos: romana, francesa, portuguesa, plana, paulista, americana entre outros. As telhas que possuem cor avermelhada são as mais comuns, mas existem as que são esmaltadas em outras cores. Falando nisso, o esmaltamento e verniz ajudam a telha a durar ainda mais.

Telha de concreto

Geralmente estes tipos de telhas são maiores e mais resistentes e, consequentemente, mais pesados. Quando estas telhas de concreto são comparadas às de cerâmica, o índice de impermeabilidade é maior. O processo de fabricação deve seguir a NBR 13858-2 - Telhas de concreto.

Estes materiais feitos de concreto dão ao ambiente um conforto térmico incrível e podem ser comercializados em vários modelos e cores. 

Telha de fibrocimento

Estes tipos de telhas para sua construção são fabricados em grandes dimensões e bastante utilizados em casas que possuem telhado embutido, galpões e barracões.

O processo de fabricação segue as normas NBR 7581 - Telha Ondulada de fibrocimento e NBR 15210 - Telha Ondulada de fibrocimento sem amianto. Além de serem bem resistentes e leves, possuem melhor custo benefício, quando comparamos este tipo de telha com outros. Apresenta-se em diversos formatos e ondulações. 

Aqui no blog da Rede Construlider nós já falamos sobre este tipo de material e apresentamos dicas para você não ter problemas futuros com estas telhas.

Veja o vídeo: Como não ter problemas futuros com telhas de fibrocimento

Telhas de vidro

Pensou que os tipos de telhas para sua construção havia acabado, né? Pois nós te apresentamos agora as telhas de vidro.

Elas são translúcidas e permitem que a luz natural passe para os cômodos internos, assim como também podem ser utilizadas em garagens e jardins de inverno. 

Sua utilização se dá em conjunto com outros tipos de telhas, como as cerâmicas, por exemplo, e, por isso, quase sempre estão no mesmo formato que elas.

Seu valor é ligeiramente superior ao dos demais tipos de telha, mas a compra de poucas unidades já é o suficiente para levar mais iluminação a um cômodo ou espaço.

Telhas de policarbonato e polipropileno

Além de levar mais luz ao ambiente, assim como acontece com as telhas de vidro, as telhas de policarbonato têm um benefício a mais: elas podem ser utilizadas em toda a cobertura. Exemplos disto são os telhados de garagens e jardins de inverno. Outras características importantes são: transparência de até 90%, resistência a impactos e maior proteção contra os raios solares. Podem ser fabricadas em modelos pequenos, como as telhas de cerâmica; ou em tamanhos maiores, como as de fibrocimento.

Já as de polipropileno possuem até 70% de transparência e são aplicadas em residências, obras comerciais e até mesmo em indústrias. Também possuem resistência aos raios do sol e são disponibilizadas em diferentes modelos e tamanhos.

Telha de fibra de vidro

Estas telhas são fabricadas com poliéster reforçado e são translúcidas, como as telhas de vidro. No entanto, a luminosidade destas é maior;

São oferecidas em vários modelos, cuja fabricação está de acordo com a NBR 14115 - Poliéster reforçado com fibras de vidro, mas a grande maioria se parece com telhas de fibrocimento.

Telhas de PVC e metálicas

Outro material que se enquadra nos tipos de telhas para sua construção é o PVC. Sabe aqueles tubos e conexões também utilizados nas obras? Então, é com eles que estes tipos de telhas são fabricados.

Elas se destacam pela leveza e facilidade de instalação, mas precisam ser bem planejadas, principalmente pelo local de sua colocação, não sendo indicadas em lugares com muito frio ou muito calor.

Já no caso das telhas metálicas, a fabricação em aço passa por um processo de galvanização para proteção e conservação, proporcionando economia e baixo custo.

Os modelos precisam seguir as NBR 14513 - Telhas de aço revestido de seção ondulada e NBR 14514 - Telhas de aço revestido de seção trapezoidal. 

Existem mais tipos de telhas para construção?

A resposta é sim. São muitos os tipos de telhas disponíveis no mercado. Existem ainda as telhas ecológicas, feitas com fibras vegetais, com a celulose ou materiais reciclados (PET, tubos de pasta de dente e caixas de leite), além das telhas shingle, utilizadas para o sistema de telhado com placas OSB ou cimentícias. Este tipo de material é produzido a partir de massa asfáltica coberta de rocha vulcânica e é indicado para quem busca durabilidade e estética. 

Como comprar telhas para sua construção?

Geralmente as telhas são vendidas por peça e o cálculo para saber exatamente qual a quantidade a ser comprada deve ser feito de acordo com a inclinação da área do telhado.

Na hora da compra, é importante verificar a existência de importantes informações, independente do tipo ou do material empregado na fabricação, como: nome do fabricante, dimensões, rendimento por metro quadrado e galga média. 

Nas lojas da Rede Construlider você encontra os tipos de telhas para sua construção, de acordo com a sua necessidade. Nossas equipes estão preparadas para atender você de forma personalizada, esclarecendo suas dúvidas para a melhor experiência de compra.

Também é de extrema importância analisar o estado físico das telhas, quando elas chegarem ao local da construção. O armazenamento em local protegido de chuva e da umidade também deve ser observado.

Fale com a gente para saber mais sobre os tipos de telhas

Gostou do nosso conteúdo sobre os tipos de telhas para sua construção? Entre em contato com as lojas da Rede Construlider para saber mais detalhes e solicitar seu orçamento. Preencha o formulário abaixo para receber as orientações necessárias. 

Temos mais de 30 lojas espalhadas pela região de Ribeirão Preto e tem sempre uma pertinho de você. 

Fale com a gente agora!