Está construindo ou reformando e chegou a hora de pensar nos acabamentos. São inúmeros os detalhes dessa etapa da construção e o forro da casa ou do apartamento é um deles.

Por isso, você precisa entender quais são os tipos de forros que existem e qual é o mais indicado para a sua situação. Afinal, boa parte do aconchego e sofisticação do ambiente fica por conta dos acabamentos e o forro precisa estar na lista de material de construção que precisa ser escolhido a dedo.

Isso porque na hora de selecionar um entre os diferentes tipos de forro acontece muita confusão e a Rede Construlider está aqui para acabar, de uma vez por todas, com as dúvidas sobre quais são os tipos de forros.

Não dá para errar na escolha

O forro é um detalhe importante e se errar na escolha os prejuízos para voltar atrás na decisão podem ser grandes. Por isso, não dá para errar na hora de escolher a melhor opção e daí a importância deste conteúdo sobre quais são os tipos de forros.

Fique com a gente até o final para saber de tudo e não confundir na hora de fazer a escolha.

Todos os tipos de forros são capazes de transformar

É importante considerar que existem vários modelos justamente porque cada obra e cada ambiente possui uma necessidade diferente. Até os mais discretos tipos de forros são capazes de transformar o ambiente, deixando os cômodos mais bonitos, confortáveis e funcionais.

Os forros servem para dar charme, aconchego e também para funções como esconder fiação, vigas e dutos elétricos, ajudar na acústica do ambiente e muito mais.

Quais são os tipos de forros?

Como já introduzimos, são muitos os tipos de forros que você pode usar na sua obra. Abaixo vamos explicar um pouco sobre alguns que são mais comuns e mais utilizados.

Forro de gesso

Esse tipo é um dos mais conhecidos e famosos por projetos com rebaixamento de gesso no teto, que tornam os cômodos mais estilosos e valorizando o ambiente, especialmente com um bom uso da iluminação. Aliás, é importante também pensar, na hora de fazer o projeto de iluminação, qual vai ser o tipo de forro escolhido.

Existem várias opções de desenhos e designs que podem ser feitos no forro de gesso, pois trata-se de um material bem versátil e são duas as alternativas, o tradicional e o gesso acartonado.

Entenda melhor:

O gesso tradicional é o mais usado, pois seu acabamento consiste no uso de placas moldadas que são encaixadas lado a lado e presas por uma estrutura de arames. Além do mais, dentre os tipos de forros de gesso, este apresenta um bom custo-benefício, mas faz bastante sujeira no momento de instalar.

Já o gesso acartonado, também conhecido como Drywall é uma opção para quem busca instalação prática e rápida, com o mínimo de sujeira e um excelente acabamento, semelhante ao do gesso tradicional. 

Forro de PVC

Esse tem sido um dos tipos de forro amplamente usados para diferentes projetos. Isso porque reúne uma série de atributos e diferenciais, como a praticidade e a rapidez na instalação aliadas à durabilidade. Esse tipo de material, o coloca em destaque quando comparado aos outros tipos de forros.

Forro de madeira

Pensar em sofisticação, é pensar em madeira. O forro de madeira é bastante utilizado e também apresenta diversos tipos e modelos de instalação.

Embora exija um investimento mais alto, dado o custo do material, esse é o tipo de forro que valoriza a estética do projeto e pode ser instalado de diversas formas, como através de tábuas fixadas em vigas, posicionadas sobre madeiras externas que ficam aparentes entre outras opções.

O forro de madeira também pode ser usado em ambientes internos e externos. No entanto, em ambientes externos, é importante preparar a madeira para a exposição constante ao sol, chuva e outros fatores.

Forro modular

Embora esteja destacado como um tipo de forro, o forro modular não representa um tipo específico unicamente. Considera-se forro modular todo forro vendido em placas.

Um dos exemplos mais conhecidos de uso de forro modular são nos ambientes corporativos.

Neste caso, as placas são instaladas em uma estrutura metálica e ficam suspensas por arames presos na laje de teto.

O que considerar na hora de escolher entre os tipos de forros?

Na hora de escolher o acabamento ideal entre os diferentes tipos de forros, tenha em mente algumas questões:

  • Saiba o orçamento total para essa fase da sua reforma ou construção e tenha isso com bastante certeza, somente assim poderá comprar o melhor tipo de forro sem prejuízos ou surpresas nas finanças.
  • Considere a facilidade na manutenção, afinal, ninguém quer passar horas limpando forro. Então, avalie o tempo, a energia e os recursos que a manutenção do acabamento irá exigir e converse com profissionais que entendem do assunto sobre a manutenção do forro.
  • Conheça o processo de instalação e busque mão de obra qualificada, além de optar sempre por materiais de alta qualidade e de uma loja que só ofereça forros de fornecedores renomados e conhecidos no mercado. Ao escolher qualquer um dos tipos de forros, busque saber como funciona o processo de instalação e qual é o profissional responsável pela sua obra sair perfeitamente.

Fale com a Rede Construlider sobre os tipos de forros

Quer saber mais detalhes sobre os tipos de forros para sua obra? Não perca mais tempo, encontre a loja da Rede Construlider mais perto de você e fale com um de nossos profissionais. Se preferir, entre em contato com nosso time preenchendo o formulário abaixo.