Tintas para sua obra: tudo o que você precisa saber

Construir ou reformar, não importa. Seja qual for o estágio da sua obra, você vai precisar de tintas para dar aquele ar aconchegante, bonito e inovador para seus ambientes, além de proporcionar mais sofisticação aos cômodos da sua casa, apartamento, sala do escritório etc. 

Por isso, neste conteúdo, a Rede Construlider preparou tópicos esclarecedores com tudo que você precisa saber sobre tintas para sua obra.

É importante considerar que as tintas comumente usadas em imóveis residenciais ou comerciais são basicamente compostas por resina, diluente, pigmento, carga e aditivo. 

Mas afinal, o que são estes produtos? Para que servem? A gente explica.

Resina

As resinas têm como objetivo formar a película protetora, após a secagem da tinta. Interessante deixar registrado que existem alguns tipos deste material e cada um deles estabelece um tipo de tinta diferente. 

Para estas tintas mais comerciais que estamos acostumados, as resinas mais comuns são a de PVA, de acetato de polivinila, as acrílicas, de poliacrílico, acrílico-estireno e vinil acrílico e, ainda, a resina epóxi.

Diluentes

São também conhecidos como solventes, e nada mais são do que substâncias líquidas voláteis que possibilitam que a tinta se apresente na forma líquida, facilitando sua aplicação nas paredes. 

Quando você compra uma tinta que é à base de água, este diluente é a própria água; já quando as tintas são fabricadas à base de óleo e esmaltes, o diluente mais comum é a aguarrás.

Pigmentos

Agora estamos falando sobre as partículas, normalmente em pó, responsáveis pela cor, tonalidade e poder de cobertura da tinta. Uma tinta colorida normalmente é composta por vários pigmentos diferentes que vão formar aquela determinada cor.

Os pigmentos mais comuns são o dióxido de titânio para o branco; óxido de ferro para tons amarelos e vermelhos; prússia para azul, entre outros.

Cargas

As cargas são responsáveis por darem às tintas propriedades como textura, brilho, opacidade, resistência a abrasão e lavagem, por exemplo. São insolúveis e as mais comuns são o carbonato de cálcio, a mica, a dolomita e o sulfato de bário.

Aditivos

Por último, explicamos sobre os aditivos, substâncias adicionadas na composição das tintas, garantindo, portanto, algumas propriedades específicas como: secagem rápida, poder fungicida e bactericida, entre outras características.

Aqui no blog da Rede Construlider já preparamos um conteúdo exclusivo com várias dicas e recomendações para ajudar você na hora de escolher a melhor tinta. Clique no link abaixo.

 

Como escolher tintas para sua obra

Tipos de tintas

Como você já deve imaginar, existe uma variedade enorme de tintas disponíveis no mercado. A partir de agora, vamos explicar quais são eles.

Tinta Látex

Este tipo de tinta é feito com resina PVA. É solúvel em água e pouco resistente à ação do sol. Por isso, o uso da tinta látex é recomendado para ambientes internos e secos, como salas e quartos. 

Importante observar ainda que as tintas látex tem acabamento fosco, pois a resina PVA não permite adição de brilho.

Tinta acrílica

Este tipo de tinta para sua obra também é solúvel em água, porém as resinas acrílicas conferem impermeabilidade à película. Sendo assim, estas tintas são recomendadas para áreas externas e internas molhadas ou secas.

No entanto, aqui entramos em mais uma questão: ao buscar por tintas do tipo acrílica, você pode encontrar três diferentes modelos, que são:

A tinta acrílica fosca possui um visual opaco e absorvente, além de transmitir um aspecto aveludado. É o tipo ideal de tinta para disfarçar as imperfeições nas paredes.

Porém, em muitos casos, não é resistente a lavagens regulares, por isso é necessário analisar bem o local em que a tinta vai ser aplicada.

Já a tinta acrílica acetinada tem um brilho discreto, com acabamento suave e refinado. É resistente à limpeza e é indicada para paredes com reboco liso e bem feito, pois evidencia mais as imperfeições da parede.

A tinta acrílica brilhante é bastante conhecida como tinta semi-brilho, pois possui um acabamento mais brilhante e é mais resistente a limpeza e lavagens. Este tipo é recomendado para paredes com reboco muito liso e bem feito.

Tinta esmalte sintético

O solvente utilizado para fazer este tipo de tinta é sintético e similar ao óleo, o que faz dela insolúvel em água. Pode ser utilizada em metais, madeira e alvenarias de áreas internas e externas.

Após sua secagem, a tinta forma uma película mais grossa do que as tintas acrílicas, proporcionando adequado nivelamento de superfícies e tornando um acabamento metálico, por exemplo, mais duradouro.

Tinta epóxi

A tinta epóxi é recomendada para áreas internas como pisos, paredes e locais que sofrem danos por limpeza excessiva. Por conta do sol, este tipo de tinta não deve ser usado em áreas externas. 

Verniz

O verniz é uma solução incolor, ou seja, não possui corantes. Ele é composto por resinas sintéticas ou naturais, óleos secantes e solventes, como a aguarrás.

É muito comum ver seu uso em madeiras, peças de artesanato, paredes de tijolos e estruturas de concreto aparente.

O verniz trata as superfícies e as protege, formando uma película de acabamento brilhante, fosco ou acetinado. Esta película protege a superfície contra a absorção de umidade, abrasões e insolação.

Selador acrílico

Quando falamos de selador acrílico, estamos nos referindo a uma base líquida acrílica. É utilizado em paredes internas e externas com o reboco recém curado.

As paredes novas, mesmo com um reboco bem liso, possuem poros e pequenas ranhuras que absorvem a tinta e ao mesmo tempo podem causar manchas de absorção. Por isso, ao optar pela utilização deste selador, além de uma economia na hora de passar as mãos de tinta, você evita o surgimento de manchas.

Dúvidas sobre tintas? Procure uma loja Construlider!

Ainda está com algumas dúvidas em relação a tintas para sua obra? As lojas da Rede Construlider estão preparadas para lhe atender. Estamos presentes em mais de 20 cidades com experiência e produtos de qualidade.
Então, se você quer tirar dúvidas sobre tintas, encontre a loja da Rede Construlider mais perto de você e faça-nos uma visita.