Tipos de cimentos: Quais são e qual o processo de cura?

Vai começar uma construção e precisa de cimento? Você sabe quais são os tipos de cimento? Procura por uma loja de material de construção para comprar cimento? As lojas da Rede Construlider oferecem os melhores produtos para sua construção ou reforma, incluindo cimentos de qualidade. Por isso, neste blogpost, a Rede Construlíder vai lhe mostrar os tipos de cimento que existem e qual é o mais utilizado no mercado.

Quais os tipos de cimento?

Quando começa a busca por cimentos você pode se deparar com vários tipos disponíveis no mercado. É importante ressaltar os cinco tipos de cimento mais conhecidos de cimento que existem no mercado atualmente, o CPI, CP2, CP3, CP4 e CP5. Mas afinal, o que eles significam? É interessante deixar claro que cada um desses tipos de cimento possui um desempenho e uma composição diferente.

  • CPI: O cimento CPI é o cimento puro, a pedra do cimento (clínquer) com gesso e nada mais do que isso. Este é o cimento menos encontrado no mercado hoje em dia.
  • CPII: Aqui, temos dois tipos de cimento, o CPII E32 que você encontra a pedra de cimento e gesso, como no I, mas contém uma adição de escória que pode alterar, dependendo do tipo. A probabilidade é que tenha entre 6% e 34% de escória. E ainda, existe o CPII F32, que também contém a pedra de cimento mais o gesso e o fíler calcário que varia entre 11% e 25%. Este cimento serve para todas as fases da obra.
  • CPIII: O cimento CPIII inclui pedra de cimento e gesso com uma adição de escória que varia de 35% a 75% e também pode ser utilizado em todas as fases da obra.
  • CPIV: O tipo número quatro de cimento possui uma adição de pozolana, materiais de origem vulcânica que varia de 15% a 50%.
  • CPV: O último dos tipos de cimento mais conhecidos de cimento é considerado de alta resistência inicial, ou seja, ele é capaz de acelerar o tempo de secagem inicial. Dentre todos os tipos de cimentos, este é o mais recomendado para desforma rápida.

Qual é o tempo de cura do cimento?

Agora que você já conhece os tipos de cimento, vamos falar sobre o processo de cura do produto. O cimento, sempre é importante explicar, nada mais é que um pó hidratado com água e isso faz acontecer a reação química que endurece e dá forma ao concreto. A resistência mede a garantia da qualidade da argamassa ou do concreto, por isso é importante, em relação a adição de água na mistura, manter sempre a mesma receita em diversas fases da obra. O tempo que o cimento leva para ser hidratado é em torno de 28 dias, portanto, se na hora da mistura você usar as medidas corretas, não sofrerá com rachaduras ou um conceito menos resistente, por isso preste sempre atenção nas recomendações do fabricante.

Onde encontrar cimentos de qualidade?

Agora que você já sabe quais são os tipos de cimento que existem no mercado e os que são mais e menos utilizados, certamente quer saber onde encontrar cimentos de qualidade e que garantem um bom desempenho da sua obra. 

Então, se você está buscando por loja de materiais de construção e procura encontrar cimentos de qualidade, confira a loja da Rede Construlíder mais perto de você.

Nossos lojistas sempre estão à disposição para tirar suas dúvidas sobre tipos de cimento e indicar qual o melhor para sua obra.

Ficou com dúvidas sobre os tipos de cimento?

Se você leu nosso conteúdo sobre os tipos de cimento e ainda assim têm dúvidas sobre este produto e qual é o ideal para utilizar na sua obra, procure nossos especialistas na loja mais próxima de você ou contate a loja que você quer através do WhatsApp. Estamos esperando por você para tirar todas as suas dúvidas sobre tipos de cimentos, além de lhe ajudar a escolher os melhores produtos para sua reforma ou construção.

Fale com a gente!

Quer saber mais sobre os tipos de cimentos para sua obra? Entre em contato conosco ou vá até a loja da Rede Construlider mais perto de você.