Cerâmica ou porcelanato: quais as diferenças e como escolher?

Está decidido que vai trocar o piso e renovar o visual da sua casa? Está em dúvidas sobre cerâmica ou porcelanato e não sabe qual escolher para investir? Fique de olho neste blogpost que a Rede Construlider preparou para você e descubra como escolher entre cerâmica ou porcelanato e qual a diferença entre os dois.

Falar de cerâmica ou porcelanato é falar sobre pisos frios e eles são duráveis, práticos e até mesmo fáceis de limpar. Além do mais tanto um quanto o outro cai bem em qualquer ambiente e são encontrados em diversas opções, tamanhos, acabamentos e cores. 

No entanto, nem sempre é fácil fazer a escolha certa, é preciso pensar no local ideal em que a cerâmica ou porcelanato serão colocados para decidir o tom ideal e o tamanho, também é importante ficar de olho se o ambiente é seco ou molhado e se será ambiente interno ou externa.

Lugares como cozinha, banheiro e área de serviço, podemos considerar área que ficam mais tempo em contato com água e por isso o piso precisa ser resistente à umidade. Já em locais como quartos, sala de estar e jantar ou corredores, pisos mais bem trabalhados e delicados podem ser colocados, mas é sempre importante prestar atenção no tráfego de pessoas no local, pois se for intenso, é importante a escolha de cerâmica ou porcelanato que sejam mais resistentes. 

Diferença entre cerâmica e porcelanato

É normal que haja confusão entre um e outro, principalmente na hora da escolha. Uma das principais diferenças entre cerâmica e porcelanato está no processo de fabricação, pois a cerâmica é composta por 30% de pedra e 70% de argila, enquanto o porcelanato é ao contrário. 

Isso quer dizer que enquanto as cerâmicas são compostas por entre 2 e 4 tipos de argila, os porcelanatos podem chegar de 7 a 10 tipos diferentes. No entanto, sempre é importante deixar claro que há variações na hora da fabricação, o que possibilita cerâmica com mais de 4 tipos de argila, por exemplo.

Qualidades da cerâmica

Ainda na dúvida sobre cerâmica ou porcelanato? Vamos apresentar agora as principais qualidades dos dois tipos de pisos.

A cerâmica é versátil assim como o porcelanato e ainda conta com diversos tipos de modelos, o que dá um toque especial nos ambientes e proporciona boas qualidades como menor custo, aspectos estéticos, resistência e a dilatação térmica.

Qualidades do porcelanato

Falando das qualidades do porcelanato, é preciso dizer que ele é dividido em dois tipos, o técnico e o esmaltado. 

O técnico é caracterizado por não possuir aplicação de esmalte em sua superfície e o esmaltado recebe uma camada de esmalte por cima da massa. No entanto, há a presença de alta resistência mecânica nos dois tipos e são polidos, extremamente brilhantes e natural produto sem brilho, acetinado e que não é escorregadio. O conforto técnico é outra qualidade do porcelanato, principalmente se sua residência está localizada em regiões mais quentes, pois o porcelanato sempre será uma excelente escolha por dificilmente absorver calor.

Onde encontrar cerâmica ou porcelanato?

Agora que você já sabe diferenciar cerâmica de porcelanato e conheceu as qualidades de cada um deles, vá até uma loja da Rede Construlider, fale com um lojista e tire todas as suas dúvidas. Encontre a loja mais perto de você clicando aqui ou preencha o formulário abaixo que um de nossos especialistas entrará em contato com você.

Fale com quem entende!