Vai começar a construir e surgiu uma dúvida: afinal, como escolher entre tijolo ou bloco?

Para você não ficar mais nesse questionamento, a Rede Construlider preparou este conteúdo exclusivo para falar sobre a diferença entre o tijolo e o bloco de concreto e também falar sobre as vantagens de cada um desses materiais.

Vamos lá?

Tijolo X Bloco de Concreto Como escolher entre tijolo ou bloco?

Tijolo X Bloco de Concreto

O tijolo é responsável por proporcionar um conforto acústico e térmico em maior escala para uma casa, no entanto, são menores que o bloco quando o assunto é tamanho. Por essa razão, você vai precisar comprar uma quantidade maior de tijolo para uma obra ou construção.

Como você vai precisar de mais quantidade de tijolo, consequentemente vai gastar mais em uma obra, pois o gasto também será maior com argamassa, cimento e outros materiais que forem necessários.

O bloco de cimento é maior e rende mais, pois não quebra facilmente e facilita na hora do trabalho, economizando tempo e até mesmo dinheiro. Mas lembre-se, vão existir casos em que o bloco será essencial, assim como também será a situação de algumas obras que vão, especificamente, precisar de tijolo.

 

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Quais são os tipos desses dois materiais?

É importante levar em consideração que, quando você estiver procurando por tijolo ou bloco, existem vários tipos de cada.

Abaixo vamos especificar alguns deles para você ter uma noção e saber exatamente do que precisa e não correr riscos de errar na hora da compra. Vamos para as opções:

Tijolo comum

O primeiro tipo de tijolo que apresentamos é o comum. Ele proporciona conforto térmico e acústico para a casa. Essa questão envolve, como falamos anteriormente, a necessidade de comprar uma quantidade maior para a realização de uma obra.

Tijolo Baiano

O tijolo baiano é usado somente com vedação pois não suporta cargas estruturais. Esse tijolo é o mais barato encontrado no mercado e quando comprado, sempre é recomendado adquirir uma quantidade a mais do que o necessário pois, é um material que quebra muito fácil.

Tijolo de Solo-Cimento

Esse tipo de tijolo é feito com uma mistura de terra e cimento prensados. Esses modelos também são conhecidos como tijolos ecológicos, pois seu processo de fabricação não envolve queima em forno à lenha e por esse motivo não causa poluição do ar, além de evitar o desmatamento.

No entanto, ao optar pelo uso do tijolo solo-cimento, é importante atentar-se que durante a obra não se usa a argamassa comum e sim uma cola especial vendida pelos fabricantes desse tipo de tijolo.

Eles ainda apresentam furos internos que permitem embutir a rede hidráulica e elétrica, não causando assim, os recortes na parede.

Bloco Cerâmico

Falando dos tipos de blocos agora, começamos pelo bloco cerâmico que dá agilidade, rapidez e economia para uma obra. Isso acontece por conta de seus formatos grandes o que economiza tempo e quantidade de blocos a serem comprados.

Além disso, esse material dispensa a etapa de recortes nas paredes, pois as instalações podem ser embutidas durante a execução da alvenaria.

Bloco de concreto

Outro tipo de bloco é o de concreto. Eles são bem resistentes e o desperdício causado durante a construção é mínimo comparado ao tijolo, por exemplo.

Com isso, sabe-se também que o bloco de concreto é econômico no geral, pois menos argamassa e cimento serão usados. Como desvantagem, pode-se citar que oferece menos conforto térmico.

Afinal, como escolher entre tijolo ou bloco?

Se você ainda tem dúvidas sobre como escolher entre tijolo ou bloco e quais os tipos existentes entre eles, não perca mais tempo, vá até uma loja de material de construção e fale com um lojista experiente, ele poderá te ajudar a tomar a melhor decisão.

A Rede Construlider possui mais de 30 lojas espalhadas pela região de Ribeirão Preto e você pode conferir todas as nossas lojas clicando aqui.

Além disso, as lojas da Rede Construlider sempre estão com ofertas exclusivas para sua obra ou reforma. Nas nossas redes sociais você pode ficar por dentro de tudo. Preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos especialistas.

Fale com a gente!