Como escolher tintas para sua obra?

Está construindo ou reformando e chegou a hora de escolher tintas para sua obra, mas você não sabe por onde começar? Neste blogpost a Construlíder vai apresentar algumas dicas de como você pode saber o tipo de tinta ideal e o que levar em consideração na hora de fazer essa escolha.

O tipo ideal de cada parede precisa ser levado em consideração

A primeira coisa que você precisa se atentar no momento de escolher tintas para sua obra é saber exatamente o ambiente em que a aplicação vai acontecer, independente se for área interna ou externa, pois dependendo do tipo da parede, o modelo indicado de tinta pode variar.

Para exemplificar melhor, paredes de alvenaria e tetos regularizados com massa corrida ou gesso, a tinta mais recomendada é a acrílica, com acabamento fosco, sem brilho ou acetinado. Agora se você quer pintar uma superfície de madeira e metal, a tinta recomendada é a de esmalte, tinta óleo ou spray, pois possuem diversas cores.

Outros tipos de tintas para outros ambientes

Agora se você está pesquisando por como escolher tintas para azulejos e revestimentos e, até mesmo, pastilhas, a tinta epóxi, a base de água ou de solvendo é indicada. Já em caso de pintura de fachadas, o mais utilizado são as texturas.

Ambiente seco X ambiente molhado: como escolher tintas para sua obra?

Um dos principais erros que você não pode cometer na hora de escolher tintas para sua obra é comprar produto para ser usado em ambiente seco e aplicá-lo em ambiente molhado. A resistência da tinta usada para aplicar em quarto, escritório ou outros ambientes que não possuem contato com água é, normalmente, mais baixa. A tinta epóxi é a mais indicada para ambientes molhados como banheiro, lavanderia e cozinha, por exemplo.

Se você usar uma tinta para ambientes secos num local com contato frequente de água, a probabilidade de aparecer manchas e começar a descascar a parede é alta e você terá prejuízo, pois terá que pintar novamente.

Classificação na Abrafati

Sempre que você estiver buscando como escolher tintas para sua obra, é importante prestar atenção se a mesma está homologada na Abrafati, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas, assim você terá absoluta certeza que está comprando uma tinta de extrema qualidade.

Você pode verificar se a tinta faz parte da Abrafati através do rótulo da embalagem, ou até mesmo confirmando a informação com o lojista que estiver lhe atendendo.

Atente-se à durabilidade da tinta

Procurar por como escolher tintas para sua obra e não se preocupar com a durabilidade das mesmas é quase impossível. O tempo de validade da tinta vai depender muito de qual produto você escolher, do cuidado que tiver com a limpeza do ambiente e também se ela será utilizada em áreas externas, com exposição diária ao sol e a chuva e também a umidade ou nas áreas internas da obra.

Como calcular a quantidade de tinta?

Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre os tipos de tinta e também já entendeu que para ela ser de qualidade é preciso estar homologada na Abrafati, você deve estar se perguntando como faz para calcular a quantidade de tinta a ser usada para pintar o ambiente desejado.

Toda pintura é revertida em metro quadrado, então você precisa saber exatamente às medidas dos ambientes que deseja pintar. Para realizar esse cálculo é bem simples, você precisa multiplicar a altura X a largura e levar em consideração que precisa, pelo menos, de duas de mão. Então, sempre é importante calcular altura X largura vezes dois.

Dúvidas sobre tintas? Procure uma loja Construlíder!

Ainda está com algumas dúvidas em relação a como escolher tintas para sua obra? As Lojas da Rede Construlíder estão preparadas para lhe atender. Estamos presentes em mais de 30 cidades com experiência e produtos de qualidade. Então, se você quer tirar dúvidas sobre tintas, encontre a loja da Rede Construlíder mais perto de você e faça-nos uma visita.

Precisando escolher tintas para sua obra? Fale com a Construlíder!

Descubra onde tem uma loja pertinho de você e não fique mais na dúvida na hora de escolher tintas para sua obra.