Infiltração no teto: como eliminar esse problema

Goteiras, vazamentos, manchas escuras... isso pode ser infiltração no teto! Além de danificar a edificação da sua casa, isso também deixa o ambiente com a sensação de descuido.

As pinturas descascando e manchas de bolor também podem comprometer a valorização do imóvel, além de ser bastante desagradável.

Por isso, a Rede Construlider preparou este conteúdo sobre infiltração no teto, afinal, como resolver esse problema?

É sempre bom lembrar que os motivos para uma infiltração no teto podem ser muitos. Por isso, vamos explorar alguns dos mais recorrentes para que você consiga resolver o problema o quanto antes.

Para resolver esse desconforto, o primeiro passo a ser dado é descobrir a origem da infiltração. Para solucionar esse empecilho, alguns tópicos podem ser levados em consideração, como por exemplo:

  •  As telhas podem ter saído do lugar;
  • Calhas ou rufos podem estar entupidos;
  • Algum cano pode ter estourado.

Esses são pontos importantes a serem notados e de nada vai adiantar apenas passar um reboco. Se não procurar a fundo, o gasto com tinta pode ser alto, enquanto o verdadeiro problema só piora. Finalmente, vamos aos motivos que podem levar você a estar enfrentando uma infiltração no teto.

Telhado

A cobertura de uma casa é o local que recebe a água da chuva. Quando existem falhas, como uma telha fora do local ou já desgastada pelo tempo, por exemplo, é natural que a água consiga furar a barreira de proteção.

A água que atravessa o telhado fica acumulada no forro de madeira ou na laje, que provavelmente não foram impermeabilizadas, e assim surgem as goteiras, provocando então a infiltração no teto da sua casa.

Caso seja esse o problema, uma troca de telhas pode resolver rapidamente o seu problema.

Encanamento

Caso não tenha notado defeitos no seu telhado ou laje, talvez o problema esteja no encanamento ou na caixa d’água. Já parou para pensar nisso?

Existem canos passando pelas paredes e tetos e, às vezes, uma conexão frouxa ou com vazamentos, mesmo que em pouca quantidade, pode gerar um imenso problema.

Talvez seja esse o motivo pela infiltração que está lhe causando dores de cabeça e, se for este o caso, o recomendado é chamar um encanador de confiança, tanto para localizar o cano quanto para realizar a vedação ou troca.

Calhas

Caso seu telhado e encanamento estiverem sem problemas e suas telhas dentro das conformidades, apresentamos um outro problema que pode estar causando a infiltração no teto.

É chegada a hora, então, de olhar para as calhas.

Elas podem ser entupidas por folhas e outros dejetos, impedindo que a água da chuva escoe, gerando a infiltração. Nesse caso, boa limpeza frequente pode resolver e prevenir o problema.

E a umidade?

A infiltração pode começar com uma umidade no teto e isso pode estar relacionado a impermeabilização incorreta. É certo que neste conteúdo abordamos alguns tópicos que podem lhe ajudar a descobrir o motivo pelo qual sua casa está com uma infiltração no teto, mas é importante ficar atento, pois a umidade nas paredes e no rodapé também são sinais de desconforto e de que alguma coisa está fora do comum.

Para te ajudar com esse outro assunto, nós já temos um conteúdo exclusivo no nosso blog que você pode acessar clicando aqui.

Vá até uma loja da Rede Construlider

Já identificou seu problema de infiltração no teto? Sabe como resolver e precisa de materiais de construção de alta qualidade? Telhas, calhas, impermeabilizantes, cimentos, materiais para encanamento e tudo mais que for necessário para lhe ajudar você encontra nas lojas da Rede Construlider.

Encontre a mais perto de você!

Infiltração no Teto? Fale com quem entende!