Quer saber quais as aplicações dos diferentes tipos de argamassa? Afinal, este material tão primordial durante uma reforma ou construção possui variados tipos e, na hora de utilizá-lo, é preciso ter conhecimento total da argamassa para evitar erros ou problemas futuros. 

Sabe-se que a argamassa é uma mistura de cimento, areia, cal e água. Em alguns casos, ela pode contar com outros aditivos, como barro, cal, saibro, caulim e outros.

Só para entender, da mesma maneira que o concreto, a argamassa possui textura que pode ser considerada mais ‘mole’ nas primeiras horas e tende a endurecer com o tempo, proporcionando elevada resistência e durabilidade.

Como funciona a argamassa?

Quem busca entender sobre quais as aplicações dos diferentes tipos de argamassa, também quer saber como este material funciona. Independente do tipo a ser utilizado, a função é basicamente a mesma. Afinal, a argamassa atua como material aderente entre os materiais, como se fosse uma espécie de cola para assentar blocos e tijolos, os pisos e azulejos cerâmicos.

Quais os diferentes tipos de argamassa e como escolher a correta?

Sabe-se que a argamassa é um material de construção extremamente versátil. Por esta razão, é importante entender que, além do traço, existem variações em seus tipos e nas suas indicações e recomendações de uso.

Este material, no entanto, pode ser classificado como colante, rejuntamento, revestimento e assentamento. 

Colante

Quando se busca entender quais as aplicações dos diferentes tipos de argamassa, logo chega-se ao tipo colante, que trata-se de um produto industrial que, quando está no seu estado seco, é composto de cimento, aditivos químicos e agregados minerais. 

Quando mistura este tipo de argamassa com água, forma-se uma massa viscosa, plástica e aderente, empregada para assentar placas cerâmicas para revestimento.

A argamassa colante é indicada para se fazer revestimentos cerâmicos, blocos de vidro, porcelanatos, mármores, granitos e outros. 

Importante dizer que as especificações não param por aí, pois dentro desse tipo de argamassa, ainda existem diferenciações: AC-I, AC-II e AC-III.

O tipo AC-I diz que essa argamassa possui características de resistência às solicitações termométricas e mecânicas, sendo resistente aos esforços, à temperatura e à umidade.

O tipo AC-II, diz respeito à argamassa com característica de adesividade, permitindo a ela absorver os esforços existentes em revestimentos de pisos e paredes internos e externos, que estão sujeitos a ciclos de variação termométrica e a ação do vento. O tipo AC-III possui maior aderência entre as três variáveis apresentadas, sendo indicada para uso especial como assentamento de porcelanato, pastilhas, pedras de granito e mármore e revestimentos de ambientes como saunas, piscinas de água quente e estufas, além de locais com tráfego intenso.

Rejuntamento

Seguindo neste conteúdo sobre quais as aplicações dos diferentes tipos de argamassa, é hora de entender sobre o tipo classificado como rejuntamento, ou seja, o tipo de argamassa indicada para o preenchimento dos vãos livres entre as peças cerâmicas tanto de áreas internas como externas. 

Para este modelo, é importante ratificar que existem duas versões, o do tipo I e do tipo II. Abaixo, explicamos cada uma dessas versões, deixando ainda mais claro quais as aplicações dos diferentes tipos de argamassa.

Rejuntamento do tipo I

Este é o tipo de argamassa a base de cimento, usada para rejuntamento de placas cerâmicas de ambientes internos e externos, desde que a aplicação não seja feita em locais de tráfego intenso e isso é importante que fique claro e também em casos em que a aplicação deste tipo de argamassa seja feita apenas em placas cerâmicas com absorção de água acima de 3%.

Rejuntamento do tipo II

Este tipo de argamassa é à base de cimento, indicada para rejuntamento de placas cerâmicas em ambientes internos e externos, mas suas indicações se diferem do tipo I, sendo recomendada para todas as condições do tipo I; assim como para os locais de trânsito intenso de pedestres; placas cerâmicas com absorção de água inferior a 3%; ambientes externos, tanto pisos como paredes, de qualquer dimensão ou sempre em que seja exigido o uso de juntas de movimentação, além de ambientes internos e externos com presença de água estancada, como espelhos de água, piscina e outros.

Revestimento e assentamento

Eis que chegamos a mais um dos tipos de argamassa. Neste caso, os classificados como revestimento e assentamento são indicados para revestir paredes e tetos de alvenaria, tanto para áreas internas quanto externas, e também para assentar os blocos de alvenaria na fase de vedação da obra.

Quem está neste conteúdo para entender quais as aplicações dos diferentes tipos de argamassa, precisa saber que a argamassa de assentamento é usada na hora de unir os blocos cerâmicos convencionais ou outros materiais estruturais e a argamassa de revestimento tem a função de proteger, conferir rugosidade ou corrigir defeitos.

Argamassa de qualidade é na Rede Construlider

A Rede Construlider oferece argamassas PortoKoll com qualidade para que você tenha os melhores produtos na sua reforma ou construção. A Rede Construlider, com quase 16 anos atuando no mercado, preza sempre pelo melhor preço e busca o diferencial no atendimento ao cliente, tendo 33 lojas em seu quadro associativo, distribuídas em mais de 20 cidades da região de Ribeirão Preto. 

Por isso, se você está buscando por argamassa de qualidade para sua obra, nós temos a solução. Entre em contato conosco, teremos o maior prazer em atendê-los e tirar todas as dúvidas que ainda restam sobre argamassas e qualquer outro produto que desejar.

Para proporcionar uma melhor experiência ao usuário, este site usa cookies e dados pessoais. Ao clicar e aceitar você concorda e se declara ciente dessas condições. Acesse aqui nossa política de privacidade