No blogpost de hoje, vamos falar sobre os tipos de buchas para sua reforma, construção ou para aquela obra pontual. São vários modelos disponíveis no mercado e, muitas vezes, na hora de escolher a ideal podem surgir dúvidas.

Este tipo de material é ideal para a finalização de uma obra, mas também é utilizado em pequenos reparos e, por isso, é importante conhecer os tipos de buchas e em quais ocasiões cada um dos modelos existentes pode ser utilizado. Vamos lá?

Para que servem as buchas?

Quem busca encontrar respostas sobre os tipos de buchas, certamente quer entender, primeiramente, para que serve este tipo de material. A bucha é responsável por fixar diferentes tipos de parafusos em furos nas paredes, sendo caracterizada como peças ocas que possuem uma rosca interna, que se expande quando um parafuso é rosqueado em seu interior.

Quando os furos são feitos, seja com brocas e furadeiras, este tipo de material é responsável por manter o parafuso protegido e bem fixado na parede, de modo que ele seja capaz de suportar o peso do objeto instalado ou pendurado.

Como a pessoa pode furar a parede por vários motivos, conhecer os tipos de buchas é imprescindível, já que quando se opta pelo modelo ideal, o planejamento não falha e a pessoa ainda garante  mais segurança e maior durabilidade à instalação. 

É importante reforçar isto, pois por conta da textura e do formato, os diferentes tipos de buchas proporcionam o máximo de atrito com o concreto da parede, garantindo mais segurança às fixações e permitindo a sustentação de objetos de diferentes tamanhos.

Faz diferença escolher entre os tipos de buchas?

Como mencionado anteriormente, a escolha do tipo ideal desse material proporciona maior segurança no que você pretende fixar na parede. 

Saber escolher entre uma bucha de plástico e uma de nylon, por exemplo, pode evitar danos na parede ou até mesmo a queda de um objeto fixado com a ajuda da bucha. Por isso, a primeira dica na hora de avaliar os tipos de buchas é entender sobre o local em que você pretende fazer o furo e ver mais sobre a base de ancoragem. 

As buchas, normalmente, podem ser fixadas em:

  • Tijolo oco ou bloco de concreto; 
  • Concreto ou tijolo maciço;
  • Divisórias em geral; 
  • Forro de gesso;
  • Drywall. 

Após analisar bem qual lugar você pretende furar para usar a bucha, é hora de identificar qual será a carga a ser suportada pelo material. A partir disso, você terá a resposta sobre a base de ancoragem da bucha e a dimensão do objeto a ser fixado e poderá escolher entre os tipos de buchas disponíveis, a mais indicada para o tipo de instalação. 

Afinal, quais os tipos de buchas?

Entender quais são os tipos de buchas é não errar e garantir sucesso no que você deseja fazer. Abaixo separamos os principais modelos deste tipo de material: 

Buchas S

Quem busca conhecer quais são os tipos de buchas, certamente já ouviu falar das buchas S, o mais comum, ideal para ser usada em paredes de concreto, alvenaria, tijolo maciço e placas pré-moldadas. 

No mercado, atualmente, esses tipos de buchas são encontradas em dois formatos, podendo ter, ou não, abas, uma espécie de anel que limita a entrada da bucha na parede, evitando que ela se desvie do furo já feito.

Buchas de nylon

As buchas de nylon se destacam, principalmente, pela alta durabilidade. Estes são os tipos de buchas mais resistentes, principalmente se comparadas às buchas de plástico. As buchas de nylon suportam mais pesos e são  indicadas para fixação em uma superfície oca, por exemplo, garantindo melhor performance e mais segurança nas instalações.

Bucha Universal

E vamos para mais um dos tipos de buchas que estão disponíveis no mercado. O tipo universal é semelhante à bucha de nylon, podendo ser aplicada em paredes construídas com materiais sólidos, ocos e também de painel. Por conta disso, essa é a escolha ideal para materiais de base de ancoragem desconhecida ou mesmo para os seus momentos de dúvida. 

Buchas FU

Dentre os tipos de buchas, esse é o mais aplicado em paredes com espessura superior a 6mm. Utiliza-se deste modelo aquelas pessoas que desejam fazer furações em tijolos vazados, perfurados ou maciços, em concretos ou concretos celulares, em placas de gesso acartonado.

Este tipo de material também é utilizado para instalação de trilhos de cortinas, prateleiras e toalheiros. 

Buchas de expansão

O modelo de expansão tem uma característica própria e destaca-se porque o parafuso é pré-montado na bucha. 

Dentre todos os tipos de buchas disponíveis, esse é o mais indicado para uso em paredes de drywall, forros de gesso, divisórias em geral e placas de fibra.

Bucha metálica expansiva

Pensa que acabou? Não! Os tipos de buchas são variados e este é um dos mais resistentes, mais comumente aplicado em divisórias, oferecendo fácil manuseio. Por conta dessa facilidade, a bucha metálica expansiva é ideal para uso em tetos de gesso, chapas em arco, placas de fibras prensadas ou aglomeradas, placas de gesso com fibras e placas maciças. 

Bucha para drywall

Esta forma de construção é bem peculiar e precisa de cuidados especiais, com o uso de buchas para furar este tipo de parte não poderia ser diferente.  

Por isso, a bucha para drywall é um dos tipos mais importantes, sendo capaz de assegurar o suporte do peso nas paredes.

São três os tipos de buchas para drywall mais conhecidos, a bucha parafuso que suporta até 15kg, a de expansão sendo capaz de suportar até 30kg e a bucha basculante, podendo aguentar até 50kg. 

 

0800-771-6772

Para proporcionar uma melhor experiência ao usuário, este site usa cookies e dados pessoais. Ao clicar e aceitar você concorda e se declara ciente dessas condições. Acesse aqui nossa política de privacidade